Férias, estava tentando planejar as minhas férias de final do ano, desde o início de 2011. Queria ir para um lugar bem legal, escolher mesmo e ir com os amigos. O meu maior desejo era a Costa Rica, já tinha lido muito a respeito. Um país relativamente pequeno (ainda mais comparado ao Brasil) e cheio de diversidades naturais distintas. Um prato cheio para quem gosta de natureza e de fotografia!!
A ideia inicial era ir com uns casais de amigos, alguns já conheciam o país e adoravam. Mas, no decorrer do ano, acabamos demorando para conseguir orquestrar todo o grupo e juntos fecharmos a viagem e o roteiro. Em outubro, já achando que não ia rolar e os preços subindo a cada dia... os casais desistiram e duas amigas solteiras toparam ir comigo. Era o número mínimo para um grupo, três, mas ainda assim, financeiramente, era possível. Fechamos, sem nem mesmo conversar direito sobre roteiro e as possibilidades.
Nosso pacote incluía o aéreo, o aluguel do carro por todo o nosso período (17 dias), e as três primeiras noites de hospedagem. Conseguimos a passagem para o dia 31 de dezembro, ou seja, a gente ia chegar na adrenalina do reveillon, tendo que pegar o carro no aeroporto de San Jose (capital da costa Rica) e viajar ainda cerca de duas horas até Playa Hermosa, onde tínhamos o hotel reservado... Dali em diante, o roteiro era indefinido, com a ideia de explorar todo o país: costa do Pacífico, interior e costa do Atlântico.
A nossa viagem de ida foi bem cansativa, com escala no Peru, chegamos em San Jose as 17h30 e fomos direto pegar o carro, uma Tucson 4X4. Como lá escurece cedo, saímos do aeroporto quando já estava escuro e não conseguíamos ver nada da Costa Rica. Chegamos no hotel muito cansadas e ainda tivemos alguns problemas até conseguir ir para o quarto e tomar um banho para a virada do ano. Mas, começo de viagem tem sempre uma dose extra de bom humor, para contornar os problemas.
Dormimos sem saber ao certo o lugar onde estávamos, ou seja, o visual da Costa Rica. O sol do dia seguinte nos mostrou a exuberância de Playa Hermosa, uma praia de areia negra e mar azul, com um lago de água doce bem verdinho. E isso se repetiu em todo o nosso trajeto... Por mais que nos planejássemos para chegar nos destinos de dia, as estradas são sempre mão dupla, sem sinalização e acostamento, o quê faz a velocidade media nunca ser muito maior que 60 km/h. Nós sempre chegávamos a noite nos lugares e acordávamos com a surpresa de uma bela paisagem.
É um pais que vibra natureza e esportes ao ar livre. Disposição e beleza, com um clima quente e ensolarado, a Costa Rica te preenche de vontade de viver! Foi assim que me senti o tempo todo que estive lá, com belezas naturais e a oportunidade de explorá-las. Sempre há opções de esportes ao ar livre e todo mundo pratica. A surpresa se deu por conta da quantidade de pessoas bonitas e interessantes que conhecemos lá também. O quê faz o país ter uma energia muito boa. Foi assim que compreendemos realmente o significado de PURA VIDA.
¡Pura Vida! É uma expressão muito falada na Costa Rica, e resume, de forma muito simples, o espírito do cotidiano de seus habitantes. Pode ser usada em muitas situações, mas sobre tudo significa que as coisas estão bem, que a vida está sendo bem vivida, em paz e harmonia com a natureza.
Uma mistura de natureza abundante, praias selvagens, jovens do mundo inteiro, e esporte na veia. Isso é Costa Rica, ou melhor, pura vida, como eles mesmo dizem.
Começamos a viagem por Nicoya do Sul, no Ocenao Pacífico, subimos para o norte, pelas praias, depois adentramos o país rumo aos Parques Nacionais e vulcões, descemos o rio Pacuare fazendo um revigorante rafting e terminamos a viagem no Oceano Atlântico, mar do Caribe, em Puerto Viejo.
Foram 17 dias de muito pique, muita adrenalina, muita estrada e muita estória... Falávamos português, espanhol e inglês o tempo inteiro. Fora algumas palavras inventadas ao longo do percurso! E óbviu, mesmo assim, não deu tempo de visitarmos tudo que tínhamos em mente. A Costa Rica é repleta de atrações. Seguíamos lendo o guia dia-a-dia e escolhendo nosso próximo destino. Alguns lugares ganhavam mais tempo, porque a gente não conseguiamos ir embora e no final da viagem, não sobraram dias para tudo que queríamos ver...
Com certeza, tenho que retornar, ou ir morar na Costa Rica, já que voltei completamente apaixonada. Costa Rica é o meu mais novo amor. O pais que tem o estilo de vida que eu gosto: saúde, natureza, calor e segurança, ou seja: Pura Vida.
Roteiro
1 dia: Praia Hermosa – noite - Ano Novo
2 dia: Praia Hermosa - dia
3 dia: Praia Manoel Antonio – Rainmaker Conservation Project
4 dia: Surfe matinal na Praia Jacó – Balsa Puntarenas – Praia Carmen
5 dia: Praia Carmen – Praia Santa Teresa
6 dia: Praia Montezuma – Cachoeiras
7 dia: Isla Tortuga
8 dia: Praia Santa Teresa
9 dia: estrada – Praia Manzanillo – Praia Guiones
10 dia: Praia Guiones
11 dia: estrada – Santa Elena
12 dia: Parque Nacional Santa Elena - Canopy
13 dia: estrada – Vulcão Arenal - Turialba
14 dia: Rafting Rio Pacuare – Puerto Viejo
15 dia: Puerto Viejo
16 dia: Puerto Viejo - Manzanillo
17 dia: Puerto Viejo – San Jose
No comments:
Post a Comment