Wednesday, June 22, 2011

O Rio de Janeiro continua lindo...

Caramba, eu, brasileira, gaúcha, paulista de residência há 20 anos, eterna viajante, 27 anos de idade e até hoje, não conhecia propriamente o Rio de Janeiro. As vezes o que está tão perto, acabamos deixando sempre para depois!

Passei três dias no Rio e já foi suficientes para voltar apaixonada pela cidade. Adorei passar por túneis com vista para o mar, cruzar morros, ver lagoas e tudo em plena cidade grande!! Se o trânsito de São Paulo tivesse esse tremendo visual, não seria tão estressante...

Ficamos hospedadas na Barra, que é um pouco longe de tudo, mas a praia tranqüila e bonita recompensa, ainda mais ficando num prédio de frente para o mar, no 14 andar, com a vista da orla inteira.

Minhas companheiras de viagem foram minha amiga Fernanda, 27 anos, arquiteta, e sua filhinha Maria Gabriela, 1 ano e 7 meses. A bebê ditou o ritmo de nossa viagem, que se definia em aproveitar bem o dia, começando pelas 7h30 da manhã e terminando lá pelas 21h00 quando voltávamos para o flat.

Nada melhor que praia de manhã cedinho, menos vento, sol gostoso e pouca gente. Esse foi nosso primeiro programa durante os dois dias que curtimos o Rio. No sábado, depois da praia seguimos para a Avenida Rio Branco, bem no centro da cidade. O destino era o Centro Cultural da Justiça Federal, um casarão antigo, muito bem conservado que abriga exposições de arte e tem um pequeno restaurante. Fomos ver a exposição FotoRio. Bons artistas e uma montagem bonita, criativa para cada autor.

Depois a ideia era pegar o trenzinho para subir o morro de Santa Tereza. Chegamos na estação, mas tinha uma grande fila. Até esperamos um pouco, mas o trenzinho é muito pequeno e passa um a cada meia hora... fomos de táxi mesmo!! Lá em cima é um lugar bem turístico mesmo. Dava para ouvir diversas línguas diferentes.

Sentamos num restaurante que estava rolando um sambinha ao vivo. Os músicos estavam sentados em uma mesa normal, fazendo som. Foi ótimo para distrair a Gabriela, que geralmente não tem paciência para restaurantes, mas com música ao vivo, ficou mais divertido.

Já eram umas 18h30 quando descemos o morro e fomos encontrar uma amiga na Urca. Outro lugar com um tremendo visual... alem da orla cheia de barcos, em um dos morros de fundo estava o cristo, bem iluminado. Bom papo, boa companhia e boa cerveja!!

No dia seguinte, depois da praia fomos ao Jardim Botânico, eu adoro árvores e plantas e o dia estava bonito. O almoço foi indicação de uma outra amiga paulista, semi-carioca, a Paulinha, que nos disse para irmos ao Giuseppe Grill, no Leblon, onde comemos um peixe assado excelente.

E para encerrar nossa viagem e fazer a digestão, fomos dar uma caminhada no Leblon. Conhecer o Rio foi como descobrir a possibilidade de união entre uma cidade grande, com mercado de trabalho e uma cidade de praia e natureza. Mas como nem tudo é perfeito, a violência por lá ainda me assusta, mesmo não tendo visto nada durante esse tempinho.

No comments:

Post a Comment